Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ilustração - Fernando Vicente


A Gaffe apoquentada

rabiscado pela Gaffe, em 07.11.17

Erwin Blumenfeld.jpg

 A Gaffe acordou preocupada. Não costuma. Tenta sempre evitar as duas coisas.

 

Beberrica o seu chá matinal e mordisca uma pepita de croissant num spleen estudado que condiz com o seu roupão azul petróleo com laivos melancólicos de opalinas flores campestres, discretos e elegantes, pois que escolheu a peça em nipónicas paragens onde a elegância e a discrição são regra de viver e de morrer.

Sacode a cabeleira ruiva e aflora à janela em pose de diva aborrecida. Faz pairar o perfume sobre a terra e regressa a poltrona de veludo carmim onde o Proust da véspera folheada à toa, adormecera.

 

A Gaffe preocupa-se.

 

Tem tido recentes indisposições, pequenos achaques, brevíssimos incómodos e até mesmo opiniões!

Na manhã do dia anterior encontrou suspenso na página setenta e quatro, pousado na almofada que outrora fora destino do colar de pérolas despido com pressa, O Conceito de Ironia constantemente Referido a Sócrates, de Kierkegaard. À tarde, vislumbrou Sobre o Assunto Pensamento, de Heidegger, a espreitar-lhe os movimentos e após frugal jantar, onde debicou uma sopa fria de tomate sous vide com óleo de manjericão, deu conta do padre António Vieira a boiar na refeição.

 

A Gaffe preocupa-se, como será de prever.

 

Pensa para espairecer, participar numa caminhada, numa corrida, numa semi-maratona, numa coisa assim suada, onde as pessoas colam umas fitas na testa e uns lacinhos nas lapelas todas solidárias e calçam uns objectos inenarráveis de coloridos, mas assumiu que não corria nem atrás de um autocarro, mesmo se soubesse o que é e para que serve exactamente um autocarro.

Pensou manter-se inabalável e hirta na recusa, que sempre foi seu apanágio, do capitalismo selvagem, mas não lhe apetece muito parecer a Joana Amaral Dias que já só consegue mexer os coágulos de rímel durante as suas intervenções na TVI.

Equacionou a prática de um desporto. Salto à vara, salto em comprimento, corrida de barreiras, estafetas, ou até mesmo boxe ou ping-pong, mas irrita-se sempre nestes eventos porque ao seu lado está invariavelmente sentado um hooligan e a Gaffe não está disponível para suportar a mancha que é ter de trocar agora assobios com Manuel Maria Carrilho. Depois, e para além disso, não entende porque se permite a Nélson Évora usar, quando salta para a areia, um varão no meio das pernas, quando a modalidade que o rapaz pratica não o exige.

Pensou apoiar um dos candidatos à liderança do PSD, porque sempre a fascinaram os fenómenos de ressurreição dos mortos, muito em voga no tempo de Lázaro - que como se sabe, nunca mais se livrou do cheiro -, e pese embora apoiar a criogenia como procedimento estético para evitar as rugas, entende que neste caso se trata infelizmente de taxidermia e a Gaffe passou a ter imenso medo de animais empalhados desde que se cruzou com Betty Grafstein.

 

Esgotadas as hipóteses mais óbvias, a Gaffe começa a ficar extenuada de tanto exercício mental.

 

Não quer de modo algum passear pelas suas Avenidas sem o allure de menina parva, fútil, ligeiramente depravada e perversa - embora nestes casos considere haver lugar para imensa flexibilidade -, tonta, superficial, oca, pateta, egoísta, estúpida, irresponsável e sem uma gota de solidário compromisso cívico e social.

 

A Gaffe sempre soube que os diamantes parecem brilhar mais pousados sobre um pobre pano preto, do que encastrados num aro de platina, assim como é bem mais fácil a uma mulher roubar o que deseja se for vestida por um luminoso Dior durante o assalto, fazendo acreditar que é uma imbecil que traz o cérebro tapado por um frágil pano preto.

 

A Gaffe decide por fim usar uma capeline

Foto de Erwin Blumenfield, 1949

 photo man_zps989a72a6.png

Autoria e outros dados (tags, etc)

Gavetas:


25 rabiscos

Imagem de perfil

De Gaffe a 07.11.2017 às 13:13

É o chamado "tarde piou" ...

Comentar post



foto do autor








Copyrighted.com Registered & Protected 
JIFR-J5MR-Y1XR-YACD