Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Para fazer esvoaçar por todo o lado o espírito de Natal é essencial ter em conta alguns pormenores indispensáveis ao voo da fantasia e ao trenó que atravessa as nossas mais queridas memórias de lareiras e de laços, de neve e de presépios.
1 - Comece por ouvir de imediato as extraordinárias músicas que adornaram já milhões de árvores natalícias. Não deixe que o espírito do Natal seja mais rápido do que a música. Ouça os clássicos. Faça coro!
Eis alguns dos meus favoritos:
- White Christmas - Bing Crosby
- The Christmas Song - Nat King Cole
- Holly Jolly Christmas - Burl Ives
- It’s Beginning to Look a Lot Like Christmas - Bing Crosby
- Sleigh Ride - Johnny Mathis
- The Most Wonderful Time of the Year - Andy Williams
- Merry Christmas - Johnny Mathis
- The Spirit of Christmas - Ray Charles
- The Best of Christmas Cocktails - UltraLounge (com uma maravilhosa versão de Sleigh Ride);
- Christmas Portraits - The Carpenters
2 - Assista a alguns desenhos animados de Natais antigos! Quando a Gaffe era criança perdia-se enlevada com:
Christmas Comes But Once a Year
Rudolph the red nosed reindeer
que o avó guardava, entre tantos outros, numa velhíssima cassete VHS;
3 - Os menus natalícios são parte integrante da felicidade. Saboreie um pouco de chocolate quente ou de gemada (no Douro a gemada de Natal é tão perfeita!). Arranje tempo para confeccionar e saborear as pequenas maravilhas culinárias desta época. Acenda uma lareira, desfolhe o encanto de um bom livro e saboreie o Natal feito de biscoitos em forma de árvore ou de duende (ou procure na net a receita de gemada de George Washington);
4 - Assista a um filme de Natal. Já os viu um milhão de vezes, mas nunca deixam de lhe atar fitas de cetim e de cristal ao coração. Aqui estão alguns que lhe oferecem uma belíssima dose de espírito natalício:
- It’s a Wonderful Life de Frank Capra
- A Christmas Story de Bob Clark
- A White Christmas de Michael Curtiz
- National Lampoon’s Christmas Vacation de Jeremiah S. Chechik
- A Miracle on 34th Street de George Seaton
- Elf de Favreau
- Peanuts’ Christmas Special com o maravilhoso Charlie Brown;
5 - Leia alguns dos clássicos livros de Natal. Toda a família se reunia (a Gaffe era minúscula) na noite de Natal para ouvir o avó ler. Mesmo agora a Gaffe não perde uma oportunidade de folhear o encanto perto da sobrinha pequerruchíssima (adora A noite antes do Natal - Twa the night before Christmas - de Clement Clake Moore, mesmo sem entender uma palavra!);
6 - Olhe para as luzes de Natal. Seja absoluta e desmesuradamente deslumbrado e não tenha o mínimo pudor em ser piroso;
7 - Construa uma árvore com luzes e brilhos e cores e cheiros de Natal e partilhe-a com alguém. Não se esqueça de desenhar com giz branco na parede, no passeio ou numa rua, um trenó ou um cavalo ou uma rena e afirmar com toda a convicção dos brilhos das estrelas que será através do que riscou que o Natal chegará a quem está ao seu lado.
8 - A ideia moderna de Natal pode ter tido início com A Christmas Carol de Dickens, mas não importa muito, porque há sempre um teatro perto de si que leva à cena uma história que não envelhece nunca, porque se enlaça e se prende nos contos de Natal. Nenhuma história destas pode ficar sem palco;
9 - Tente ser feliz e sobretudo tente que este Natal se transforme numa belíssima memória de alguém que encontrou por acaso.