Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ilustração - Fernando Vicente


A Gaffe autista

rabiscado pela Gaffe, em 07.11.14

carl kleiner in collaboration with evelina bratellHá um recanto na minha alma que se aproxima de uma estranha e possível variante de autismo.

Por vezes retiro às pessoas, sobretudo às que amo, os seus ruídos, os sons que emitem e as palavras que escorregam pelo instante. Olho-as sem banda sonora, dentro de filmes mudos. Apenas movimento dentro de silêncio.

É nesses momentos, muito mais frequentes do que seria conveniente, que me deslumbro.

Vejamos, por exemplo:

É nesses instantes que meço os ângulos esguios do traçar das pernas da minha irmã; estudo o gesto contido com que afasta o cabelo do rosto quando está nervosa; espio o semicerrar dos olhos quando o fumo se pendura nas pestanas; analiso a boca insolente que dispara erguida e prepotente; observo o modo como as pequenas pérolas contornam as clavículas; investigo o baloiçar do pé quando encontra obstáculos e percorro os terríveis dedos a desenhar espaços.

É nesses instantes que pasmo com o inclinar da cabeça do meu irmão quando enfrenta a música; que marco e revejo o retesar dos músculos sempre que ondula o som do saxofone; que sorvo e absorvo a densidade dos seus olhos sempre que por eles passa a melodia.

É nesses instantes que apanho o escarlate do sorrir da minha prima; o mover de gato bravo do seu corpo; o espampanante explodir de todos os seus gestos; a fragilidade tonta com que atira a cabeça para trás quando se espanta; o atento olhar de caçadora esperta que sabe que a presa é sempre uma quimera.

É nesses momentos que encaro a imobilidade do meu mais querido amigo e avalio a contenção do gesto e o pacífico alvéolo onde se esconde e adormece.

Por isso não retenho Música. Não a sei. Não me apaixona.

Sempre foi assim. Retiro sons ao mundo para que o mundo me entregue o silêncio burilado da obra de arte.

 

Foto - Evelina Bratell & Carl Kleiner 

 photo man_zps989a72a6.png

Gavetas:


2 rabiscos

Imagem de perfil

De M.J. a 07.11.2014 às 10:53

sabes que sempre me senti um pouco assim?
Imagem de perfil

De Gaffe a 07.11.2014 às 10:54

Sei. Tinha adivinhado.
:)

Comentar post





  Pesquisar no Blog

Gui