Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ilustração - Fernando Vicente


A Gaffe com um Caso Sério

rabiscado pela Gaffe, em 22.09.16

caserio5sharpen.jpg

 

Devo dizer, antes de tudo, que tal como as senhoras de meia-idade vão decorando caixinhas em pauzinho com decalques de ursinhos e florinhas que oferecem no Natal, eu, pobre de mim, vou brincando com o Photoshop até entrar em pânico quando percebo que das três horas que tinha reservado para preparar o dia seguinte, já esgotei duas delas - abençoadas, - em tontices que me vão distraindo e relaxando.

É portanto com um prazer enorme que acabo com imagens que procuram insipidamente representar mulheres que leio com afinco. São uma forma de me aproximar do modo como agarram a vida e a torcem até que obedeça, do modo como enfrentam os dias que vão manuseando com garra e da coragem com que assumem a fragilidade que trazem tantas vezes como uma arma na cinta das horas que desesperam.

 

O Pequeno Caso Sério pertence a este grupo.

 

Procurei, como não podia deixar de ser, criar um imagem com cores vibrantes, mas atenuadas por um certo efeito oxidado que nos remete para um imaginário vintage de rótulo do quotidiano ou cartaz, tantas vezes com glamour, que tantas vezes olhamos com ternura. Um pitada de garotice, uma gota de humor, uma réstia de insinuação marota, uma breve alusão àquilo que se usa muitas vezes e que por isso mesmo acaba despercebido.

O Pequeno Caso Sério é exactamente isso. A recolha de pedaços curtos da vida que passa, pequenos trechos do banal, daquilo que vivemos sem atribuir grande importância, recuperados e tratado com humor, chamados à pedra, vistos como Casos Sérios. O maravilhoso post da visita à IKEA é disso exemplo.

Podemos em cada momento encontrar uma linha de recorte. Um picotado. Uma forma de o destacar, de o recortar e colar na nossa vida. Acaba, cada um dos escritos do Pequeno Caso Sério, por ser uma ilustração do que somos - e do quão ridículo conseguimos ser, - e exactamente por isso, basta que recortemos pelo picotado os nossos retratos e os coloquemos em local bem visível.

 

Espero, minha amiga, que nunca deixes de falar de nós.

 photo man_zps989a72a6.png


Comentar:

CorretorMais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.




Por força maior, os V. comentários podem ficar sem resposta imediata. Grata pela Vossa presença.


  Pesquisar no Blog