Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ilustração - Fernando Vicente


A Gaffe de Sartre

rabiscado pela Gaffe, em 30.04.19

Katie Dutch.jpg

 

A Gaffe desconhece se chegados aos trinta - e poucos - não se atravessa uma crise existencial que anuncia a dos cinquenta. O certo é que esta rapariga anda sartriana e capaz de questionar tudo quanto lhe diz respeito, muito quis saber quem sou, o que faço aqui, quem me abandonou, de quem me esqueci.   

 

Num assomo de melancolia misturado com uma pitada de náusea e um cheirinho a rosmaninho vindo do jardim onde não passa, a Gaffe chegou a colocar em causa a sua permanência nestas Avenidas, optando por outras paragens mais zen, mais minimalistas, mais clean.

 

A Gaffe, em última análise, aborreceu este cantinho. Quer largar a tralha e ficar apenas de collants, qual cavalheiro de Giovanni Battista Moroni. 

MORONI, Giovanni Battista.jpg

Colocou a hipótese de lhe alterar o layout, o template, a macacada, transformando toda a imagem que a tem acompanhado durante quase dez anos, deixando em simultâneo de ser genérica para se especializar, pois que toda a gente sabe que os genéricos não são como os de marca. Infelizmente, na busca do Graal da metamorfose, a Gaffe encontrou apenas um cabeçalho que encaixa lindamente num dos seus blogs favoritos, A Marquesa de Marvila, e coloca-o, se caso haja interesse e permitam que o acabe, ao dispor da patrona do dito.

M.Marvila.jpg

Encontrou em seguida um bando de gente giríssima e de óptimas famílias que poderia figurar no cabeçalho desta alteração projectada, ou tomar chá com esta rapariga tão pouco sociável. Embora fosse um conjuntinho que facilmente representaria - cada menina na sua vez -, as diversas faces desta lua, nenhuma era ruiva. Uma maçada, pois que faltava ali o seu sinete, a sua imagem de marca.

Dior, photographed by Loomis Dean - 1957.jpg

Alvitrou seguir as pisadas de Joana Vasconcelos e colar penduricalhos por todo o lado, ou revestir todas as paredes com rosetas de qualquer coisa Kitsch. Poderia com esta manobra despertar o interesse de Berardo, senhor com dedo e olho, quer para obras-de-arte, quer para administradores de bancos, mas depressa percebeu que Dias Loureiro já regressou há imenso tempo a Portugal e que provavelmente já veio bem forrado, bem estufado, bem almofadado e sem bigode farto que é coisa de mafiosos de primeira linha que vestem fatos pretos e traçam lenços no pescoço - de preferência nos toutiços de bancos que serão resgatados da falência por aquela massa amorfa que é o povinho.      

DL.jpg

Pensou transformar as Avenidas num manancial de bisbilhotice, de estardalhaço, de exposição, de expiação e de espionagem de toda e qualquer privacidade, publicando ensandecida tudo o que conseguisse apanhar desprevenido e sem biquinho faceboquiano, mas depois considerou que se nem o moderníssimo Acordo Ortográfico interessa ao Brasil, jamais seria atraente qualquer coisa semelhante, ou seja, uma pobre ventoinha desalmada a atirar ao rosto das pessoas coisas iguais às que costuma escrever José António Saraiva - ou Margarida Rebelo Pinto nos seus melhores dias.      

peep.jpgOutra possibilidade seria a de encarnar uma intelectual capaz de nos deslumbrar com páginas de aceso siso, de profundo pensar e de acutilante verbo poético. Muito Virgínia Woolf, muito Lispector, muito Agustina, ou muito Sophia. Infelizmente, a Gaffe não suporta o calor do Rio de Janeiro e jamais se deslocará à Real Biblioteca Portuguesa para ser fotografada em grande estilo mental, cerebral e internacional, agarrada a um livro numa atitude de profunda meditação, a olhar o horizonte, ou debruçada sobre a dor de Rui Moreira por mais um acidental incêndio do outro lado do Atlântico - sei que estás em festa, pá -  no velho Porto, de preferência na casa de Garrett, que permitirá, mais cedo ou mais tarde, a inauguração de mais um hostel modernaço.  

Portuguese Royal Library.jpg

Seria possível abrir um espaço de críticas e de comentários políticos, mas o único e último choque sentido por esta rapariga no âmbito do pensado, foi ter apanhado com uma das manas Mortágua com um funil giríssimo, numa manifestação que comemorava a Liberdade, a declamar uma quadrinha ao gosto popular com um apelo a Santo António. Pede-se ao Santinho que leve um presidente, eleito em liberdade por um país estrangeiro, para junto de um velhinho qualquer já falecido. A quadra pareceu-lhe de má métrica, mas toda a gente sabe que é brincadeirinha de um Carnaval bloquista - as escolas atravessam o sambódromo divididas em blocos - e ninguém leva a mal. Pelo menos tão a mal como saber que o Ministro da Justiça brasileiro é capaz de se imiscuir no sistema judicial de um país estrangeiro - caiu o Carmo e a Trindade e por pouco não se inauguram dois hostels -, ou que esganiçadas é um impropério digno de figurar no registo criminal e cadastro social do responsável pelo insulto - que nem sequer teve como alvo certo Heloísa Apolónia. O que a chocou realmente neste episódio burlesco foi perceber que uma das manas Mortágua - que venha o Lenine e as distinga -, engordou e tem acne.

A Gaffe, como se prova, também não consegue um comentário político em condições.  

abc.jpg

A crise dos trinta - e poucos - atinge a Gaffe e deixa-a exaurida e sem saber o que fará depois de tudo arder e com medo de entrar depressa nessa noite escura.

Abre Lobo Antunes para relaxar e ficar tudo como está, que o Nobel escapou há muito.

Assim como assim, já não se entende nada no cá fora.      

 photo man_zps989a72a6.png

Gavetas:


22 rabiscos

Imagem de perfil

De Rui Pereira a 30.04.2019 às 16:21

Minha cara,
Crise dos 30 e poucos? Então?
Se fosse a si deixava essa coisa de comemorar o aniversário de 5 em 5 anos.
Em prestações anuais acaba por ser mais suave… :)
Imagem de perfil

De Gaffe a 30.04.2019 às 16:32

Não, meu querido, desta forma só tenho 29 anos.
Nada mais bonito do que por "atacado".
Imagem de perfil

De Sarin a 30.04.2019 às 16:25

Este NÃO É um qualquer postal de despedida. É apenas um desabafo. Um desagasalho de cachecóis e echarpes e lenços e sei lá que mais de quem se deixou orvalhar.
Esclarecido este ponto... caramba, Mlle, li recentemente como bloga e detestei o postal adiado. Detestei-o tanto que ao iniciar esta leitura se me trocou o latim! Mas o camafeu para a Marquesa ficou lindo. A despropósito, nunca percebi porque chamarão camafeu a uma mulher feia, pois camafeus são aquelas caras nos broches, peças delicadas da ourivesaria... Enfim, Mlle, temo pelo futuro, Mlle, temo pelo futuro se até Mll nos assusta assim.

E entretanto... Lobo Antunes é boa companhia, mas não encontrarás aí resposta - as suas avenidas são muito longas e nem sempre soalheiras :)
Imagem de perfil

De Gaffe a 30.04.2019 às 16:39

É mais uma tolice que um desabafo, ou um desabafo feito "asneira", como diria com certeza o senhor bispo do Porto.

Não entendi completamente o segundo parágrafo do comentário. "li recentemente como bloga e detestei o postal adiado". Não sei se entendi

Sei que me explicaram a razão de chamarem camafeus a mulheres feias. Vou tentar recordar-me de quem foi e perguntar de novo. Era novinha quando me explicaram. parva, não olhava para camafeus.

Lobo Antunes é um deslumbre. Estou a maravilhar-me com "A Última Porta Antes da Noite". Aprendi a perder-me nas suas vozes todas.
Imagem de perfil

De Sarin a 30.04.2019 às 17:05

É um desabafo muito bom.

"Um postal que está sempre a adiar para amanhã: aquele em que me despeço de vós." (dito algures em 2016, lido ontem)
Assustei-me quando comecei a ler, e suspendi a respiração talvez até meio - o que, convenhamos, não é nada aconselhável e menos a quem tem asma!!!!

Será uma história interessante - gosto de camafeus.
E de lobos. De Lobo Antunes apenas quando me posso perder.
Imagem de perfil

De Gaffe a 30.04.2019 às 17:58

Ah! Esse!
Curioso. Penso exactamente o mesmo. Diria exactamente o mesmo que disse há já tanto tempo.
:)

Lobo Antunes é uma espécie de labirinto onde não conseguimos nunca encontrar o minotauro. Suponho que é o próprio autor.
Imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 30.04.2019 às 22:14

Gaffe, devia ter-me perguntado. Estou muito, muito perto dos 50, o meu filho diz que eu pareço ter vinte e eu sei que mente. Na verdade, pareço ter uns 25 ou 30, que foi quando decidi deixar de fazer isso a que chamamos anos. Nem de 5 em 5, nem a contar para trás, nem nada desses inglórios subterfúgios. Simplesmente, parar, que é muito mais eficaz. Mas, parar estas avenidas é tudo o que não gostaria. Ameaço libertar os Lobos de todos os Antunes que há em mim, e são inúmeros; só os títulos das obras, dariam uma outra obra completa. Podemos perder-nos só nos títulos.

Repouse a tralha, não a largue, com collants, sem collants, mas sempre com arte e com muita pinta - que não aprecia tigresse, já sei.

A Gaffe, como se acabou de provar, consegue o que lhe apetecer. A mim apetece-me pedir-lhe que não escureça, que não desapareça, em noite alguma, e menos ainda nesta. Nem sempre consigo o que quero, mas gostava.
Imagem de perfil

De Gaffe a 30.04.2019 às 23:09

Nunca vi ninguém ser tão estupendamente persuasivo de forma tão bonita!

Depois de ler este comentário, quem sou eu para me desfazer em fumo?!

Tão bonito! Tão bonito!
Obrigada.

(Ah, parar de fazer anos ocorreu-me, mas ficava sem prendas.)
Imagem de perfil

De naomedeemouvidos a 30.04.2019 às 23:47

:))))))

(Não me lembrei das prendas, logo eu, que tenho um quê de “material girl”. Mas estou bem melhor que a Madonna, ou Mandona, ou lá o quem era a senhora que o Gui conhece, isso garanto!)

Que bom!!
Imagem de perfil

De Gaffe a 01.05.2019 às 00:26

Eu e o Gui gostamos de prendas. Tenho recebido mais do que ele.
:(
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 01.05.2019 às 00:10

Mau.
Então mas o que vem a ser isto?
Deixar estas avenidas?! Não podes.
Então e depois como é que os "viciados" (assumidos ou nem por isso) mantinham o vício? Pois.

Deixa antes de fazer anos.
Ficamos todos felizes. Tu, forever young e sem crises existenciais .
Nós, com muito que ver (e aprender) nestas avenidas.
Assunto ENCERRADO.
Pode ser ?
;)*

Imagem de perfil

De Gaffe a 01.05.2019 às 00:29

Pode, sim senhora.
Mas repara que disse que estava um bocadinho farta desta minha imagem e deste meu formato. Aproveitei para desancar e escacar muita a gente, como é costume meu. Há coisinhas que não mudam ...
Imagem de perfil

De Pequeno caso sério a 01.05.2019 às 09:51

Sim eu vi e concordo que a"mudança " nos faz bem mas a verdade é que esta imagem é tão tua e ilustra - te tão bem tua que dificilmente imagino outra melhor.
Sei que fazes verdadeiros milagres com os layouts mas honestamente não sei se encontrarás outra imagem que te defina tão bem...

Há quem diga que " para melhor, muda - se sempre".
Eu sou mais " funciona? Então não mexe". Mas vale o que vale vindo de uma caguinchas do pior e que detesta sair da zona de conforto .

Como sempre, confio no teu bom gosto e independentemente daquilo que decidires fazer, cá estarei.


Quanto às "alfinetadas"...adorei cada uma delas. Faz parte do teu ADN . E ainda bem.

; )*

Imagem de perfil

De Gaffe a 01.05.2019 às 14:27

:)
Não consigo deixar esta imagem por muito que tente.
Habituei-me a ela e não há nada a fazer. Tentei alterar, tentei criar uma outra, tentei modificar a paleta de cores ...
... NADA!

É isto.
Imagem de perfil

De amarquesademarvila a 01.05.2019 às 11:28

😍 Estou emocionada!!!! Nem sei por onde começar... se pelo cabeçalho/camafeu que é lindo de morrer é que iria ficar mesmo, mesmo espectacular no meu blog... se por o meu blog ser um dos teus favoritos!!! Demasiada emoção para uma Marquesa só! Obrigada!! Fico tão feliz!!!
Em relação ao teu blog, gosto dele assim! Tens um talento incrível, para escrever e para desenhar também! Adoro! Mas, se mudares alguma coisa, tenho a certeza que ficará incrível!!!
Beijinho e obrigada! ❤️
Imagem de perfil

De Gaffe a 01.05.2019 às 14:30

:)
Então vou aprimorar e ofereço-to.
Vou também "desenhar" uma imagem de perfil que seja coerente com Sua Senhoria.
Depois falamos. A base do teu template está óptima. Gosto do template que escolheste. É o "Vogue", não é?
Só uns toques e fica como se quer.
:)*
Imagem de perfil

De amarquesademarvila a 03.05.2019 às 17:11

Ohhhh!!!! Que querida! Nem sei o que dizer! Muito obrigada!
Se preferires, podemos falar por email.
Sim, o template é o Vogue.
Beijinho
Imagem de perfil

De Gaffe a 03.05.2019 às 18:05

:)
Sim. Já está pronto. Vou enviar "explicativo".
Imagem de perfil

De Maria Araújo a 01.05.2019 às 22:39

Não é a primeira nem a segunda vez que a Gaffe quer mudar de avenida.
Diz-se que quando se muda é para melhor, mas estas avenidas são como a minha rua.
Desde os 10 anos que aqui vivo, acho que só sairei quando for para a morada eterna, ou então se me der o fanico e levarem-me para o lar.
Enquanto isso, por cá quero vê-la, até porque as suas avenidas são elegantes, sábias e cultas, já nos habituou à imagem que está lá em cima no cabeçalho e que mostra que a idade não conta.
Crise existencial todas temos, e se há momentos em que apetece mandar tudo para uma qualquer via láctea, outros há que pensamos que é uma tontice, deixamos ficar como está.
Santa noite.
Imagem de perfil

De Gaffe a 01.05.2019 às 23:16

É verdade. Sempre que chega em força a Primavera, apetece-me mudar tudo. Refrescar.
Depois, desisto. Não consigo separar-me desta imagem.
É o meu destino.
:)
Obrigada por me acompanhar há tanto tempo.
Imagem de perfil

De Quarentona a 02.05.2019 às 15:02

Confirmo que a partir de determinada idade, atinge-nos uma crise existencial que nos leva a cometer atos antes impensáveis, no meu caso foi o aproximar dos 40, tal me levou a criar na World Wide Web a chafarica onde exponho sem a menor das vergonhas toda a minha estupidez. Mas pronto, podia ter sido pior, podia-me ter dado para começar a consumir drogas... das pesadas :P
Imagem de perfil

De Gaffe a 02.05.2019 às 15:48

É verdade. Antes isto que na droga.

Benditos quarenta no teu caso.

Comentar post





  Pesquisar no Blog

Gui