Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ilustração - Fernando Vicente


A Gaffe e os Preppy

rabiscado pela Gaffe, em 24.05.12

 (Gant)

Preppy é um termo surgido nos EUA e está apenso a uma tribo urbana, com características quase conservadoras, de fácil localização, porque pulula nos colégios particulares do nordeste dos USA (colégios-preparatórios). Os Preppy frequentam também as prestigiadas universidades do país e o termo envolve características sofisticadas, quer na área vocabular, quer na atitude, e principalmente no vestuário e num determinado estilo de vida.

A tribo é residual, ou mesmo inexistente, em Portugal, mas surge com relativa força sobretudo nas cidades europeias onde as tradições académicas e o prestígio do capital cultural adquiriram uma dimensão global.

É interessante verificar que a Gant dirige parte da sua desmesurada atenção para a satisfação deste aglomerado de jovens saídos da adolescência e com um poder económico substancial, mas ao contrário do habitual, oferece-lhes, neste momento, uma proposta demasiado colorida, pautada por amarelos solares, verdes alface, vermelhos sanguíneos e azuis estelares que contrasta com a tradicional paleta discreta e quase vintage, que lhes agrada sobremaneira.

A conjugação desta paleta com as formas de rigor clássico, poderá tornar-se um sucesso, dizem os entendidos, mas a tribo é adversa ao apelo cromático demasiado aberto e prefere a inovação que lhe não retira a imagem irrepreensível que os caracteriza. Acolhem, com muito mais entusiasmo, a renovação que passa, por exemplo, pelo trompe-l'oeil dos belíssimos sapatos da imagem, que Prada vai adaptar para um público mais adulto e arrojado, mas suspeitam da notoriedade histriónica da actual sugestão da Gant.

Nos colegiais meninos desta tribo urbana há apenas espaço para o arrojo da cor apenas quando está em causa a apreciação de um vinho.

 

(saddle shoes)

 photo man_zps989a72a6.png


2 rabiscos

Sem imagem de perfil

De Vic a 24.05.2012 às 11:15

A RL e  Tommy Hilfiger também adoptam o estilo. Há coincidências curiosas: ainda ontem estava para escrever um post sobre esse tipo de sapatos da foto, os saddle shoes, em contraponto aos bucks. Mas o mais curioso ainda, é que numa foto que pus anteontem no blog em que estou com a minha cadelita, estou com uns iguais a esses (só não têm a parte azul, as partes dos ilhoses no peito de pé são ambas castanhas). Sapatos muito práticos e leves, bons para primavera/verão.
Imagem de perfil

De Gaffe a 24.05.2012 às 11:41

Os saddle shoes são sempre um mimo!
A RL e a Tommy procuram atingir o mesmo mercado. É "normal"surgirem coincidências...

Comentar post





  Pesquisar no Blog

Gui