Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ilustração - Fernando Vicente


A Gaffe olímpica

rabiscado pela Gaffe, em 26.04.14

É certo e sabido que o desporto produz fotos excelentes que nos regalam os olhos e nos deixam a salivar.

É tudo tão bonito (em todos os sentidos e formatos) que se torna difícil escolher uma imagem que mereça destaque. Ficamos sideradas com tudo aquilo que vemos mergulhar, esbracejar, correr e saltar, pular e rodopiar no estádios, rampas ou piscinas. Um corrupio nunca visto tão juntinho de grandes e valentes rapagões.  

Um fotógrafo, se quiser ser mais original, não se pode limitar a captar as imagens que todos os outros coleguinhas facilmente apanharam já também. É apontar a objectiva para qualquer lado onde se agitam os atletas e rapidamente se faz uma brilhante fotografia de nos fazer levantar do sofá com as pernas tortas ou flectidas.

Exactamente por isto, escolhi uma de Rhys Howden. Não sei quem foi o responsável pela imagem, mas a verdade é que o pólo aquático fica muito mais interessante com este rapaz na equipa australiana. 

Apesar de não o favorecer muito e da presente e reduzida reprodução  não fazer justiça ao ar malandro do rosto atleta, a fotografia, mostrando-o no momento que antecede a entrada em competição, é um achado e consegue captar a expressão quase irónica de quem se sabe observado e gosta de se sentir olhado sem o reconhecer de forma aberta.

As texturas que o envolvem são incríveis e a luz faz delas um cenário próximo daqueles onde (fala o estereótipo) se moviam os gladiadores antes da entrada na arena para o confronto com os outros leões.  

Não é o repouso do guerreiro. É o momento exacto que antecede a luta e apesar de poder escapar facilmente do catálogo que reúne as fotos habituais neste tipo de evento, é sem sombra de dúvida uma fotografia olímpica de um semideus que espera medalhas.

 photo man_zps989a72a6.png


1 rabisco

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.04.2014 às 23:48

O responsável pela imagem também não faço ideia, mas o fotografo foi Mark Nolan.

Comparativamente ao conteúdo (texto da autora) penso que é muito pouco relevante,mas aqui vai uma pequena ajuda para os mais curioso/as:))

My name is Mark Nolan (*1980). Images are music for the eyes. Emotions are essential for my work, they are the main ingredient in my approach to photography.
Taking photos is my passion but I also enjoy writing a line or two of code. No project is too small. Let's have a talk about it!
I am based in Switzerland and Australia but will take photo assignments just about anywhere in the world.
I use and love Canon DSLR cameras and lenses. If the job or the client requires medium format camera systems (Phaseone P65 or Leica S2) these will be hired to meet the requirements.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





  Pesquisar no Blog

Gui