Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ilustração - Fernando Vicente


A Gaffe piscatória

rabiscado pela Gaffe, em 21.03.16
.

São os homens talentosos os únicos capazes de provocar alguma instabilidade numa empedernida e astuta rapariga esperta.

São naturalmente homens maduros, trintões ou quarentões, desesperantes. O talento é lapidado com as mesmas ferramentas que o tempo vai usando para aguçar a inteligência, inevitável cúmplice de qualquer dom. Os jovens rapagões são apenas espertos. Os velhos são apenas génios.

 

O cuidado displicente que uma rapariga deve ter com os homens banais não se aplica aos talentosos. Deve ser dobrada a atenção e deve duplicar a vigilância com que se evita os ténues fios de seda com que nos envolvem de repente.

O talento actua como um bruto TGV que quase nos trespassa quando na gare vemos passar apenas os regionais. Somos atraídas, contra o seu corpo acelerado, pela deslocação do ar provinciano e parco em aventuras.

 

Embora seja difícil resistir a um homem talentoso, não é de todo impossível identificar o modo como os mecanismos que lhe fornecem a capacidade de criar abismos de sedução estão activos. Alguns são de imediata detecção e transformam-se em sinais de alerta, minúsculos faróis acesos no cume da negrura dos rochedos:

 

1 - Rodeiam-se inevitavelmente de um cardume de mulheres que, fascinadas e rendidas, guardam a secreta esperança de se tornarem únicas, senhoras do senhor que as subjuga imperceptivelmente.

 

2 - Insinuam, ao ouvido de cada uma delas, sombras de promessas ambíguas onde a elevação ao lugar de eleita está implícita, sem nunca assinarem o decreto.

 

3 - No escuro dos cantos onde a vida dorme solitária, procuram fazer crer que estão rendidos aos lugares-comuns, às patetices, à poesia de cordel, de mel e malmequeres, que cada uma delas vai atirando às rodopiantes águas onde pesca.

 

4 - Fazem acreditar que, no meio do cardume cintilante, existe apenas uma sardinha que querem para a sua brasa e vão nadando à volta de todas as escamas, procurando não desfazer a totalidade prateada do conjunto.

 

Cedo ou tarde, o homem talentoso desilude. É nessa altura que percebe que, no meio do cardume de sardinhas, nadava uma sereia que escapou.

 photo man_zps989a72a6.png


7 rabiscos

Sem imagem de perfil

De josef a 21.03.2016 às 10:31

talento epicêntrico.
tem uma excelente capacidade de análise, e lucidez.
uma boa semana para si, gaffe.
Imagem de perfil

De Gaffe a 21.03.2016 às 10:57

Não tenho!
O menino é que é dono de muita gentileza.
Sem imagem de perfil

De josef a 21.03.2016 às 11:02

e também é despretensiosa.
Imagem de perfil

De Gaffe a 21.03.2016 às 11:13

Ah! Meu caro!
Essa é uma opinião muito controversa.
:)
Sem imagem de perfil

De josef a 21.03.2016 às 11:20

eu não quero criar controvérsias. é só a minha opinião. fica registada.
Imagem de perfil

De abelhinhamaia a 08.04.2016 às 17:08

Gostei da forma como abordaste este tema,impressionante a forma como descreveste esta situação!! Eu,no meu caso,estou junta com o meu companheiro há cerca de dez anos e somos inseparáveis mas há certos homens que não merecem as mulheres que têm!!
Imagem de perfil

De Gaffe a 11.04.2016 às 10:16

... e vice-versa ...
;)

Comentar post





  Pesquisar no Blog

Gui