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O lema de Paris - Fluctuat nec mergitur - sobrepõe-se ao grito la flèche est tombée que arrepia e torna a imagem da queda do archote numa das mais significativas da tragédia. Uma imagem icónica. Uma tocha cai com a dignidade devastadora esperada na queda dos signos.
O objecto Notre-Dame é uma construção e reconstrução dos homens.
2/3 do telhado desapareceram. Pertenciam ao século XIX.
O arco de pedra sob o telhado não sofreu grandes danos.
As torres e a fachada da Catedral estão a salvo, embora a estrutura necessite de avaliação cuidada.
A esmagadora maioria dos vitrais resistiu. Estão ilesos. Apenas uma das rosáceas se estilhaçou.
A flecha da Catedral datava do século XIX. Não provinha do século XIII. As suas dezasseis estátuas tinham sido retiradas dias antes.
As relíquias foram salvas.
O orgão da Catedral não sofreu danos.
O Grupe Artemis vai doar 100 milhões de euros para a reconstrução.
O Grupo Kering vai doar 100 milhões de euros para a recosntrução.
O Grupo LVMH vai doar 200 milhões de euros para a reconstrução.
O signo Notre-Dame há séculos que se havia tornado arquétipo e a raiz da Árvore é de pedra, em cruz como as catedrais, e mantém nas garras a memória colectiva, tornando-a única, mas transmissível, pertença absoluta de cada um que passa, subjectiva, como é de seu paradoxal destino.
Talvez por isso os sinos das mais icásticas Igrejas de Paris tenham tocado juntos a rebate, carpindo o incêndio, avisando os homens como não o faziam há já mais de cem anos. Pranteando a tragédia do signo ameaçado, prevenindo os homens da irremediável fugacidade da existência que acolhe o esquecimento e a indiferença como motor civilizacional, como objecto do progresso, como exclusiva ferramenta do real.
Nada é tão vazio, tão terrivelmente oco, tão desoladoramente triste, como ilustrar a ardência de Notre-Dame com o quasimodinho da Disney agarrado as lágrimas com que banha as torres. Nada é tão revelador da distância que separa o homem do signo, da desvinculação do homem ao símbolo.
O nosso drama é que choramos demasiadas vezes através da Disney.